logo-trevisan

Conheça o Programa do Curso de

Gestão de Riscos ESG e Compliance

Uma formação para compreender os riscos e oportunidades do ESG

A Gestão de Riscos ESG (Ambiental, Social e de Governança) é um processo que busca identificar, avaliar e gerenciar os riscos associados a essas dimensões nos negócios e nas organizações. O Compliance, por sua vez aborda a conformidade com determinadas as leis, normas e regras.

Essas duas áreas do mercado, portanto, visam garantir que as empresas estejam preparadas para lidar com desafios relacionados a questões ambientais, como mudanças climáticas e escassez de recursos naturais; questões sociais, como direitos humanos e diversidade; e questões de governança, como transparência e ética nos negócios. Ao adotar uma abordagem proativa de Gestão de Riscos ESG, as organizações podem melhorar sua resiliência, reputação e desempenho financeiro a longo prazo.

researchers-looking-alternative-energy-souces (1)

O profissional da área entra com o papel fundamental de utilizar técnicas de gestão e mitigação de riscos no processo de implantação de programas ESG. O mercado, por sua vez, está aquecido para profissionais da área e permite atuação em cargos como o de gerente de riscos.

Vale destacar também que as remunerações na área costumam ser atrativas. De acordo com dados do portal Vagas.com, o salário médio para um gerente de riscos é de R$ 13.849 mensais.

Objetivo do Curso

O curso de Gestão de Riscos ESG e Compliance visa permitir aos alunos identificar os processos críticos necessários para a análise de risco e aprimorar o desempenho das organizações. Além disso, busca proporcionar uma compreensão aprofundada dos conceitos de compliance e dos marcos regulatórios relacionados, incluindo aspectos penais, ambientais e administrativos.

Plataforma EAD 100% Online 48 horas

Programa completo do curso

• Fundamentos da gestão de riscos ESG: identificação, análise e avaliação dos riscos associados às iniciativas de sustentabilidade.
  • Ferramentas e metodologias de mitigação de riscos: aplicação de técnicas para mitigar impactos negativos e maximizar resultados positivos decorrentes das ações ESG.
  • Melhores práticas de implementação de estratégias de gestão de riscos: estabelecimento de controles preventivos e corretivos para promover a conformidade legal e mitigar riscos.
  • Aspectos conceituais e práticos do compliance: análise das condutas que violam os padrões legais e exploração das melhores práticas para identificar e mitigar riscos no processo de contratação de bens e serviços.
  • Monitoramento e tratamento de não conformidades: desenvolvimento de mecanismos eficazes para o acompanhamento e a correção de não conformidades, incluindo o monitoramento contínuo das práticas de ESG e compliance.
  • Análise de casos reais: estudo de casos práticos para compreender os desafios relacionados ao ESG e ao compliance nas organizações.
  • Desenvolvimento de habilidades práticas: exercícios e atividades práticas para lidar com os desafios do ESG e do compliance, promovendo a aplicação das melhores práticas.

Motivos para escolher o curso

Curso rápido e imersivo

Em apenas 48h de conteúdo e flexibilidade para assistir às aulas, você terá domínio de conceitos e técnicas fundamentais para aplicar a gestão de riscos e o compliance em seu cotidiano profissional.

Inovação e Pioneirismo

Descubra o melhor em conteúdos digitais, aulas online e recursos de aprendizagem que proporcionam uma experiência única de estudo.

Trilha Individualizada

Ao unir essa formação com outras recomendadas pela Trevisan Escola de Negócios, você pode criar sua Trilha Individualizada de formação, resultando em um MBA em ESG.

Após concluir o curso você será capaz de:

Identificar os processos críticos necessários para a análise de risco e compreenderá os conceitos de compliance e dos marcos regulatórios relacionados, incluindo aspectos penais, ambientais e administrativos.

Para quem é o curso de Gestão de Riscos ESG e Compliance?

Profissionais graduados e/ou atuantes nas áreas de Administração, Economia e Engenharia ou correlatas, pessoas que atuem em gestão corporativa e demais interessados no tema.

Processo seletivo e matrícula

Aprovação e certificado

Para aprovação no curso, é necessário assistir no mínimo 75% do conteúdo apresentado e obter avaliação positiva nas atividades sugeridas. O profissional ainda tem a possibilidade de combinar sua microcertificação com outros certificados da área, resultando em uma Trilha Formativa.

Sobre a Trevisan

Somos a única escola do Brasil que nasceu de uma empresa de consultoria e auditoria.

Nossos cursos abrangem áreas de negócios e ramos transversais, alcançando máxima excelência: nossa instituição de ensino é classificada com Nota Máxima no IGC/MEC para a categoria EAD e está entre as Top 5 escolas mais lembradas de Educação Executiva, além de outros reconhecimentos e credenciais de qualidade.

Nossa metodologia exclusiva está baseada em um profundo conhecimento de gestão educacional e uma equipe acadêmica de alto nível. Nossos professores unem ampla experiência profissional, grande conhecimento acadêmico e didática atraente, dinâmica e interativa.

Conteúdos digitais, aulas online ao vivo e modernos recursos de aprendizagem proporcionam uma experiência única de aprendizado. Ao longo da história, consolidamos nossa experiência na formação de profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas do mundo dos negócios.

Conheça nossa Missão e nossos Valores:

Missão
Promover o desenvolvimento profissional por meio de soluções inovadoras e de excelência em ensino e gestão.

• Ambiente de respeito e confiabilidade
  • Atendimento com cordialidade
  • Conhecimento prático
  • Desenvolvimento de pessoas